quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bienal Internacional do Livro chega à 10ª edição em Pernambuco

Programação envolve expoentes da literatura, das mais variadas categorias, como ficção, policial e fantástica


Miró da Muribeca, um dos homenageados do evento
Foto: Divulgação

A X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que vem com o tema "Literatura, resistência e transformação", acontece entre os dias 2 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Serão homenageados, nesta edição, os poetas pernambucanos Ascenso Ferreira, Miró da Muribeca e a escritora Luzilá Gonçalves.

O evento conta com diversos debates e nomes expressivos, cujos trabalhos e trajetórias no mundo das letras têm relação direta com a proposta desta edição, como a tradução de Dostoiévski, a criação literária, as obras de Walter Benjamin e de Paolo Pasolini. São centenas de atividades entre mesas redondas, palestras, lançamentos, minicursos sobre reportagem, com Fabiana Moraes, música no cinema, com DJ Dolores, ilustração e leitura de imagem, com a ilustradora Rosinha, aulas espetáculos, oficinas, ações artísticas e culturais. A bienal é realizada diariamente, das 10h às 22h, sempre com entrada Livre.

Poeta Pernambucano Ascenso Ferreira, outro homenageado da Bienal
Foto: Divulgação
Desenvolvida por um núcleo curador, a programação envolve expoentes nacionais e internacionais da literatura, das mais variadas categorias, como ficção, não ficção, policial e fantástica, com uma agenda direcionada a todos os públicos: infantil, adolescente e adulto.

A programação da Bienal está dividida em três partes: Plataforma de Lançamentos, através da qual é possível saber quais serão os autores a lançarem novas obras durante o evento; Ascenso Café, com uma série de oficinas e minicursos disponíveis, e Espaço Paulo Freire, que promove uma série de encontros e bate-papos com diversos escritores.



É a primeira vez que a Bienal de Pernambuco conta com a participação do Power-kon Recife
Foto: Divulgação
Marca presença no evento, no dia 12, a partir das 17h, no Espaço Paulo Freire, a escritora Luiza Trigo, dona do blog LULY, considerada uma das melhores escritoras infanto-juvenil da atualidade. Luiza apresenta sua nova obra, “Na Porta ao Lado”, que trata de dilemas adolescentes com leveza e bom humor.

Durante a Bienal, entre os dias 10 e 12, está programada, também, a participação do "Power-Kon Recife", Festival de Super-Heróis organizado por Cidadão Kelmer produções, com atividades especiais, inclusive para o público infantil, voltada aos livros "pops" e outras atrações. A iniciativa é direcionada aos fãs de séries e filmes como “Star Wars”, Cosplay, Kpop, HQ´s e tecnologia. Esta é a primeira vez que a Bienal de Pernambuco abre espaço para este tipo de ação durante o evento.


A programação completa pode ser conferida no site oficial da X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco


Serviço: 
  • X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco 
  • Centro de Convenções de Pernambuco 
        Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n
        Salgadinho - Sul
        Olinda
        (81) 3182-8000
  • De 02 à 12/10 das 10 às 22hs



Nenhum comentário:

Postar um comentário