Quando era menino, um quadro (uma réplica na verdade) na sala da minha avó sempre me chamava atenção. Conhecida como “Rosa e Azul”, o verdadeiro nome da tela é “As Meninas Cahen d'Anvers” (1881).
O quadro foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers, pai das meninas que aparecem no quadro - Alice e Elisabeth Cahen d'Anvers quando tinham respectivamente seis e cinco anos de idade, ao pintor francês Pierre-Auguste Renoir (1841-1919). No entanto, a família do banqueiro não gostou do resultado final e o quadro ficou esquecido, e só muitos anos depois foi redescoberto. A obra pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde que foi adquirida por Assis Chateaubriand (fundador do Museu).
Rosa e Azul (As Meninas Cahen d'Anvers). Autor, Renoir |
"Renoir, pintando Rosa e Azul, mostra na vibração da superfície e das cores vivas que compõem os vestidos das meninas toda a vivacidade e a graça instintivamente feminina que se esconde atrás da convenção da pose, todo o frescor e a candura da infância. As meninas quase se materializam diante de observador, a de azul com o seu ar vaidoso e a de rosa com um certo enfado, quase beirando as lágrimas." (Texto junto ao quadro - MASP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário