Quem lê viaja, vai em busca de mundos diferentes, conhece histórias inspiradoras, aprende e amplia seu universo. Se as pessoas entendessem a real importância da leitura...
Sempre achei que a melhor forma de aprender a falar bem, de escrever bem, era desenvolvendo o hábito de ler. Seja a leitura por prazer, para estudar e/ou para se informar.
A leitura realizada com prazer possibilita o desenvolvimento da imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas.
A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito. Infelizmente isso é um fato.
A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos.
O mais gostoso é ler por prazer, claro. Mas, lamentavelmente, o que vemos por ai são pessoas que mal sabem ler e saem das escolas sem saber nada sobre o idioma que falam, ou tentam falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário