sábado, 13 de junho de 2015

Santo Antônio e a influencia norte americana

Neste fim de semana minha timeline se viu repleta de mensagens de "Happy Valentine's Day". Ora, será que a influencia norte americana é tão grande sobre nós, que até Santo Antônio foi relegado a segundo plano, ou seria apenas ignorância de um grupo que desconhece o sentido das palavras e da própria festa?
Vamos então elucidar os fatos...

Em muitos países de língua inglesa, como nos Estados Unidos, comemora-se no dia 14 de fevereiro a festa de São Valentim (ou São Valentino). Em razão de suas proezas e milagres em vida, esse santo ficou conhecido como o padroeiro dos namorados, tanto que no dia de sua festa também celebra-se o Dia dos Namorados em diversos lugares do mundo.


Já no Brasil, a voz popular fez de Santo Antônio o santo casamenteiro, pelo qual as moças e rapazes rezam para encontrarem o verdadeiro amor e constituírem suas famílias. Inclusive, o dia de sua festa é 13 de junho, um dia após do dia dos namorados no nosso país.

Vamos conhecer um pouco mais desses santos?

Os Santos Casamenteiros



São Valentim foi um sacerdote do Império Romano em uma época em que a Religião Católica não era permitida e seus praticantes eram perseguidos pelo Imperador. Mas por acreditar muito no Amor e valorizar o casamento e a família, realizou uma série de cerimônias matrimoniais escondidas para que os casais pudessem viver na plenitude da união cristã.

O Santo foi responsável por centenas de casamentos muito felizes, e acabou ficando conhecido como o grande Protetor dos Noivos e principalmente do Amor matrimonial. Tão forte é a devoção a São Valentim nesses países de língua inglesa que, na verdade, o Dia dos Namorados se chama Valentine’s Day (Dia de São Valentim).

Santo Antônio passou um período da sua vida em Lisboa e lá ajudou a concretização de muitos casamentos felizes e orientou muitos homens e mulheres para encontrarem o cônjuge que iriam amar até o fim da vida. Seus auxílios e intercessões aos namorados e noivos despertaram uma grande devoção nos portugueses que difundiram essa devoção até o Brasil.

O Santo Casamenteiro, como é muito chamado por aqui, é um santo de muita devoção popular por seus milagres, seus escritos, e a sua intercessão para que as almas se encontrem para viver um casamento duradouro e de muito Amor. Santo Antônio também é conhecido como Padroeiro dos casais, das mulheres grávidas, dos pobres, e também das pessoas que procuram por um objeto perdido.

Santo Antônio foi nomeado depois Doutor da Igreja por sua grande santidade e eminentes ensinamentos, ele foi o maior pregador do Evangelho em sua época, pois falava do que vivia e muitas pessoas ao ouvi-lo se convertiam, procuravam entender melhor o que Deus nos fala través da Bíblia e decidiam se esforçar para viver no dia a dia os ensinamentos do Evangelho. O povo amava tanto Santo Antônio, as suas palavras, obras e milagres, que chegaram a pedir para o Papa e a Igreja nomeá-lo santo antes mesmo de falecer.

A devoção por Santo Antônio

Santo Antônio é o santo padroeiro do Povoado de Ipojuca, "Ipojuca dos Britos", na cidade de Arcoverde, Sertão de Pernambuco. São 102 anos de devoção e história, de uma família que cresceu aos pés do Santo Casamenteiro. A devoção por Santo Antônio sempre foi mostrada através de muita oração e do hino em homenagem a ele. É o símbolo da Fé, do Amor e da exaltação da família, valores que Santo Antônio tanto admirava e promovia.




Meu Santo Antônio - Imagem Barroca

"Milagroso Antônio
Nosso Padroeiro
Enche de alegria
Pernambuco inteiro"






Nenhum comentário:

Postar um comentário