quarta-feira, 22 de abril de 2015

“Rá-Tim-Bum” seria o significado de uma maldição?

Recentemente fui a um aniversário onde ouvi uma história curiosa, a expressão “Rá-tim-bum” no canto “Parabéns a você”, seria uma entoação de uma maldição. Então decidi pesquisar e tirar essa história a limpo.

Segundo os fatos apurados na grande rede, circula por aí um e-mail que diz que “Rá-tim-bum” seria uma palavra mágica usada em rituais satânicos e significa “Amaldiçoo você”. Elas eram pronunciadas assim e ao contrário (Mub-Mit-Ar) fazendo o Mestre dos Magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem o chamou. E ainda tem mais, quando você canta "É pique, é pique, é hora, é hora... Rá-tim-bum! Fulano, fulano", na verdade, você estaria dizendo: ‘É grande, é grande, é hora, é hora... Eu te amaldiçoo, Fulano, Fulano!”.
Mas a qual idioma essa palavra pertence? Curiosamente o e-mail não trás essa informação. Então você conjura uma maldição num idioma que nem o próprio autor do texto conhece. 
E essa história de Mestre dos Magos explica muita coisa... Ele sempre sumia da "Caverna do Dragão" porque em algum lugar do mundo alguém estava chamando por ele enquanto cantava "Parabéns a você"??

Mestre dos Magos - Caverna do Dragão

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra Rá-tim-bum é uma onomatopeia (a imitação de um som). Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, e para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

Agora temos outra questão, como a palavra Rá-tim-bum foi parar na canção "Parabéns pra você"? A Revista Fapesp, na edição especial de 70 anos da USP, de 2004, no artigo "O Brasil que as Arcadas vislumbraram" que trata da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e suas marcas na elite do Império e da República, afirma que o bordão que estamos tratando foi criado pelos alunos dessa faculdade, na década de 1930. "O bordão 'é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum', incorporado no Brasil ao Parabéns a você , é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. 'É pique, é pique' era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como 'pic-pic' porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. 'É hora, é hora' era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: 'É meia hora, é hora, é hora, é hora'." E como os estudantes costumavam ser convidados para animar e prestigiar festas de aniversário, aproveitaram a ocasião para desfiar seus hinos.

O tal e-mail ainda fala do clássico infantil da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, que significaria "castelo da maldição". Segundo o autor do e-mail, o programa era repleto de bruxas, magos, seres de outros mundos etc. Certamente que ele nunca leu os clássicos da literatura infantil ou nunca foi criança. Sendo assim desconhece o mundo lúdico infantil, cheio de fadas, princesas, bruxas, florestas encantadas etc.


Castelo Rá-Tim-Bum - TV Cultura (1994 - 1997)

Portanto, chegamos a seguinte conclusão: Rá-tim-bum não é uma maldição. E os magos, bruxos, videntes, médiuns, alquimistas que entregam maldições nas festas de aniversário são apenas um delírio muito grande de algum grupo fundamentalista que enxerga no conhecimento um perigo contra aquilo que pregam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário