quarta-feira, 29 de abril de 2015

Suécia recusa sediar Olimpíadas e opta por investir dinheiro público em moradias

Será que o Brasil vai virar os país das maravilhas - para os estrangeiros - nas Olimpíadas de 2016, da mesma forma que virou na Copa do Mundo de 2014, e que para o povo brasileiro estes eventos não vão deixar nenhum legado?? 
Será que tanto investimento assim compensa mesmo? Não seria melhor usar esta verba em outros projetos?
A notícia abaixo foi retirada do site The Greenest Post, do dia 01/04/2014... mas é bem atual para o Brasil, principalmente por tratar de uso de dinheiro público.


Suécia recusa sediar Olimpíadas e opta por investir dinheiro público em moradias


Foto: Ulf Bodin/Creative Commons

Ah, se o governo brasileiro também pensasse assim… Depois de apresentar sua candidatura em novembro de 2013, a cidade de Estocolmo, na Suécia, decidiu voltar atrás e não concorrer à disputa de sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Por quê? Em entrevista ao jornal local Dagens Nyheter, a prefeitura do município alegou que, ao colocar no papel os gastos que o evento esportivo traria para a cidade, concluiu que a conta para organizar os Jogos seria alta demais e um eventual prejuízo teria de ser coberto com dinheiro público.

Talvez, em outros países (para não dizer “no nosso país”), usar dinheiro do contribuinte para realizar grandes eventos esportivos não fosse problema. Mas não na Suécia. “Não posso recomendar à Assembleia Municipal que dê prioridade à realização de um evento olímpico, se temos outras necessidades na cidade, como a construção de mais moradias”, declarou o prefeito Sten Nordin.

Não quer se candidatar a presidente do Brasil, Sten?


Nenhum comentário:

Postar um comentário